A conselheira da Associação Empresarial de Concórdia, Isabel Piccoli, participou da Assembleia Setorial Pública do Comitê do Rio Jacutinga na quarta-feira, dia 30 de setembro. "Foi uma reunião muito democrática. O Comitê Jacutinga desenvolve um excelente trabalho nas ações educativas, visando cuidar e proteger os recursos hídricos da nossa região. O Comitê oferece uma grande contribuição para a sociedade", pontua Isabel.
O secretário executivo do Comitê, Janiel Giron, destaca que o ponto central das discussões foi a recomposição das entidades membros. "Embora as organizações membros que participaram puderam expor sua relação de atividades, as Assembleias Setoriais Públicas trataram exclusivamente sobre a renovação da composição do Comitê", explica.
Conforme o secretário executivo, as Assembleias Setoriais Públicas se constituem num marco muito importante para o Comitê do Rio Jacutinga. "Foram momentos que nos proporcionaram uma condição de dar a oportunidade aos segmentos que compõem o Comitê (Usuários de água, Órgãos de Governo Federal e Estadual e População da Bacia) para decidirem de forma democrática sua participação junto ao Comitê. Também podemos destacar que esse processo dá legitimidade às escolhas das organizações-membro", pontua.
A próxima etapa de ações do Comitê do Rio Jacutinga até o final deste ano prevê a continuidade ao processo de renovação por meio da publicação oficial das organizações-membro classificadas no site www.aguas.sc.gov.br , posteriormente, em novembro deste ano, será realizada a Assembleia Geral Ordinária para dar posse aos novos membros do Comitê.
Ano atípico
De acordo com o secretário executivo do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, apesar do período de pandemia, as atividades do Comitê foram mantidas. "Com certeza esse ano foi um ano bem atípico, porém, as atividades do Comitê foram mantidas de forma virtual. Todas as reuniões e capacitações programadas no calendário foram realizadas através das videoconferências, que se mostraram como um recurso muito útil. Para tanto, somente as atividades de campo que foram adiadas pelo fato de promover possíveis aglomerações", sublinha.
Continuidade
Por fim, Giron acentua a importância que as atividades desenvolvidas pelo Comitê continuem. "A continuidade dos trabalhos é fundamental para manter todos os membros mobilizados e ativos. Embora que algumas condições ficam prejudicadas, os conflitos ou problemas decorrentes com relação aos recursos hídricos permanecem, para tanto, o Comitê precisa dar respaldo a essas situações, contribuindo de forma expressiva para a comunidade", finaliza.
0 Comentários