O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Sérgio Domingos Radin, participou nesta segunda-feira, dia 14, de uma reunião no auditório do Centro Cultural. O objetivo do encontro foi traçar um panorama geral sobre a situação da Dengue em Concórdia. A reunião foi convocada após o município decretar no último dia 10, a Sala de Situação para Enfrentamento no Caso de Epidemia de Dengue. O objetivo é monitorar e intensificar as ações de controle da Dengue, envolvendo o Poder Público, instituições e sociedade civil. A reunião contou com a presença do prefeito, Rogério Pacheco, secretária de Saúde, Leide Mara Bender, vereadores, secretários, servidores e membros das entidades convocadas.
Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, Concórdia registra em 2022, 191 casos positivos de Dengue e outros 127 suspeitos. Além disso, são mais de 384 focos do mosquito e mais de 4 mil visitas realizadas pelas equipes da vigilância epidemiológica. Na semana passada foi realizado também o fumacê, em bairros com incidência de casos, para tentar frear a contaminação, por meio do inseticida que mata os mosquitos adultos.
Durante a reunião, o consenso foi de que o combate efetivo e eficaz à proliferação do mosquito Aedes Aegypti depende da indispensável mobilização da sociedade e participação da população. Portanto é importante a conscientização das pessoas para que elimine os criadouros e receba as equipes de controle da dengue. Autoridades de saúde também alertaram que o risco de epidemia é eminente, diante da crescente altas dos focos e dos casos em Concórdia. Portanto o controle de proliferação do mosquito e o uso de repelentes são as medidas mais eficazes para se prevenir.
Para os que estão com suspeita da doença, a recomendação é que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois toda a rede básica do município está apta para atender os casos de Dengue. Os sintomas frequentes são febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa.
Informações ASCOM Prefeitura de Concórdia
0 Comentários