O diretor para assuntos agropecuários da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Vanduir Martini, participou de uma reunião na manhã de quarta-feira, dia 16, na sala de reuniões da Prefeitura de Concórdia com a presença do secretário estadual da agricultura, Ricardo Gouvêa e de diversas autoridades locais. Um dos temas debatidos no encontro foi sobre o recolhimento de carcaças de animais nas propriedades rurais do Alto Uruguai Catarinense.
A empresa Cbrasa cessou o trabalho de recolhimento dos animais mortos. A paralisação, segundo a empresa, foi necessária em função da morosidade para a normatização junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que a empresa pudesse comercializar (exportar) o produto gerado. Desde então, as carcaças não estão sendo recolhidas, causando um sério problema ambiental para os municípios.
Conforme informações, repassadas durante a reunião com lideranças de Concórdia, no fim deste mês, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) deverá expedir a Instrução Normativa que trata especificamente sobre a recolhimento dos animais. A medida atende a uma importante demanda da região, que necessita de uma solução urgente para o impasse. A ACIC tem participado ativamente dos debates acerca deste tema.
Na reunião realizada em Concórdia, outros temas de interesse dos agricultores e agroindústrias da região foram abordados. À noite, o secretário estadual da agricultura, Ricardo Gouvêa, participou de uma palestra na UnC-Concórdia. Gouvêa, que tem fortes ligações com Concórdia e região, assumiu a pasta da Agricultura no Governo do comandante Moisés no início do ano.
Fotos: Ascom Prefeitura de Concórdia
0 Comentários