A presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, o diretor administrativo e financeiro, Volnei Magedans, e o conselheiro, Sergio Radin, participaram na quarta-feira, dia 07, da palestra com o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. O evento ocorreu no Clube 29 de Julho e foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pelo Sindicato das Indústrias na Construção Civil (Sinduscon). Barros abordou o tema Cidades do futuro. O objetivo do evento foi despertar o interesse nas pessoas sobre qual é a cidade que elas querem viver. O palestrante focou suas ideias na necessidade de um planejamento a longo prazo.
Durante a palestra, o ex-prefeito de Maringá destacou que as cidades precisam buscar uma estrutura física que permita o desenvolvimento das atividades econômicas. O que faz uma cidade funcionar é a sua atividade econômica, é o seu vigor econômico. Mas para que o vigor econômico seja sustentável a cidade precisa ter uma estrutura física adequada para isso, assinala. As Prefeituras, de uma forma geral, se preocupam em fazer obras, cuidar da parte física. Mas é necessário prever como será a cidade economicamente lá na frente. A estrutura física deveria ser adequada para fazer funcionar a atividade socioeconômica. Esse planejamento tem que ser integrado, acrescenta.
Conforme Silvio Barros, a sociedade é que deve ser responsável pelo planejamento futuro de uma cidade, evitando a descontinuidade de projetos importantes nas eventuais trocas de governo. O Plano Diretor da Cidade deve ser acoplado com o plano socioeconômico. Quem define o plano socioeconômico deve ser a sociedade civil organizada. Se um prefeito tiver um vislumbre de contratar uma consultoria especializada e ele perder a eleição, o que vai acontecer. Não é o prefeito que tem que contratar isso é a sociedade que deve assumir essa responsabilidade. Cabe a ela blindar o plano contra a descontinuidade política, complementa.
O vice-presidente da FIESC, para a região do Alto Uruguai Catarinense, Álvaro Luis de Mendonça, ficou satisfeito com as explanações do ex-prefeito de Maringá. Foi mais uma oportunidade para a sociedade discutir e refletir sobre o futuro de sua cidade. Silvio Barros trouxe visões inovadoras sobre o tema possibilitou ao público presente novas percepções sobre o planejamento a longo prazo. O importante é que muitas das ideias transmitidas na palestra foram bem-sucedidas na prática e muitas ações podem ser perfeitamente aplicadas aos municípios da região. Foi, portanto, uma noite de muito conhecimento e troca de experiências, observa Mendonça.
O palestrante
Silvio Barros já foi prefeito da cidade de Maringá, no Paraná. Possui graduação superior em Engenharia Civil, com especialização em Engenharia sanitária e ambiental, pela Universidade Estadual de Maringá. ) Barros exerceu também a função de Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná. Atualmente, com sua empresa Solução consultorias, faz palestras em diversas localidades pelo Brasil e tem o programa diário na CBN Maringá "Sustentabilidade e cidadania". Também faz trabalho voluntário na presidência do Centro de Inovação de Maringá, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários