ACIC presente em evento de incentivo a microempreendedores

ACIC presente em evento de incentivo a microempreendedores

ACIC Concórdia


Notícia
Por Paulo Gonçalves
em 22/08/2019

O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Márcio Zanatta, participou na noite de quarta-feira, dia 21, do evento Salto - Acelerador...

O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Márcio Zanatta, participou na noite de quarta-feira, dia 21, do evento Salto - Aceleradora de MEIs, desenvolvido pela Prefeitura de Concórdia em parceria com o Sebrae. O programa visa ajudar os empreendedores individuais de Concórdia a crescerem e a se tornarem mais do que pequenos empreendedores.


A sigla MEI significa Microempreendedor Individual. O MEI foi criado com o objetivo de facilitar a formalização de algumas atividades econômicas. Desde 2009, é possível que uma pessoa abra uma empresa, obtenha um CNPJ e emita notas fiscais com facilidade, evitando diversos processos burocráticos, a necessidade de um contador e livro-caixa, além do pagamento simplificado (e mais barato) dos impostos.


Para se enquadrar na categoria de MEI, a pessoa não pode ter faturamento maior do que R$ 81 mil por ano e só pode contratar apenas um funcionário. Caso o faturamento seja superior a esse valor, o MEI será convertido em micro, pequena, média ou grande empresa, dependendo do valor faturado no ano, e terá que pagar os impostos equivalentes, conforme artigo 18-A da Lei Complementar 123/2006.


Centenas de atividades econômicas são permitidas no MEI e elas são tão variadas como jornalista, fotógrafo, agente de viagens, artesão, animador de festas, apicultor, churrasqueiro, carpinteiro, carroceiro, gesseiro, humorista, contador de histórias, jornaleiro, manicure, maquiador, motoboy, mototaxista, pedreiro, pintor, eletricista, vidraceiro, entre muitos outros.

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter