A presidente da ACIC, Maria Luisa Lasarim, e a gestora executiva da entidade, Maria de Lourdes Dal Piaz, participaram nesta quarta-feira, dia 10, da reunião do Conselho Diretor da FACISC, que contou com a presença de presidentes, diretores e colaboradores das associações empresariais de Santa Catarina, a diretoria e corpo técnico da Facisc, além de representantes do Conselho das Mulheres e dos Jovens Empresários, Ceme e Cejesc. O presidente da CACB, George Pinheiro, também participou do evento.
O presidente da Facisc, Ernesto Reck, deu boas vindas aos participantes e destacou a importância das pessoas na manutenção de uma entidade proativa. A Facisc é feita de pessoas. São elas que movem a Federação e só temos a agradecer pela dedicação de cada um dos que estão aqui de forma voluntária.
O diretor financeiro da FACISC, Doreni Caramori Jr, apresentou o sistema de governança financeira da Federação. Entender o processo é a grande base do nosso trabalho. Ele apresentou os relatórios financeiros e resultados alcançados pela entidade. O integrante do Conselho Fiscal, José Carlos de Souza, ressaltou a organização da Federação em relação ao processo. Faço parte de várias entidades e tenho que destacar a transparência e a organização da Facisc no processo de contas. É muito tranquilo analisar a prestação de contas neste formato. Caramori explicou sobre a independência da Facisc em relação à questão financeira. Atualmente a Facisc tem 90% da sua receita proveniente de soluções empresariais e 10% de mensalidades. 80% dessa receita é vinda de soluções próprias.
APP Hora Voluntário e Relatório de Sustentabilidade
A Facisc lançou durante o evento o APP Hora Voluntário, uma iniciativa que vai ajudar àqueles que fazem trabalho voluntário a mensurar o quanto se doam em prol das causas que acreditam. O lançamento foi feito pelo vice-presidente de Inovação da Facisc, Marcus Rocha. No mesmo evento, a Facisc lançou a edição 2016 do seu Relatório de Sustentabilidade.
Rede de Notícias
Os comunicadores das associações empresariais que participam da Rede de Notícias da FACISC (RNF) foram reconhecidos pelo trabalho realizado no último ano. Gisele Girardi da Acibalc de Balneário Camboriú e Camboriú, Juliete Tambosi da Acirs de Rio do Sul e Marcelo Coant de São Lourenço do Oeste foram os três contemplados pelo programa de reconhecimento da Rede.
Al Invest
A terceira etapa da reunião foi o painel Al Invest 5.0. O 2º vice-presidente, André Armin Odebrecht, falou sobre a importância da Facisc ser selecionada pela União Europeia para desenvolver um programa em Santa Catarina que tenha como objetivo final a redução a pobreza na América Latina. O Al Invest visa criar metodologias para empresas, criar redes colaborativas, fortalecer o Programa Empreender, empoderamento das mulheres, entre outras ações que vem sendo desenvolvidas pela Federação. A FACISC foi uma das 26 iniciativas aprovadas na América Latina. No Brasil são apenas três entidades aprovadas pela União Europeia.
A FACISC trouxe para Joinville palestra com um dos especialistas internacionais do BID Banco Interamericano de Desenvolvimento, Francisco Estrazulas, que é especialista em Integração e Comércio do BID e falou sobre como é possível firmar parcerias com o Banco para desenvolver empresas catarinenses. Além disso, apresentou a rede social empresarial do Programa AL INVEST, dedicada a promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas na América Latina. No evento, ele assinará o Termo de Adesão do BID na Rede Colaborativa Al Invest, desenvolvida pela FACISC.
Outra palestrante de renome internacional que participou dos eventos da FACISC, é Christian Pouillaude que tem 40 anos de vida profissional na montadora francesa Renault. Atua no mundo corporativo com atividades de consultoria, é professor e representante da Instituição Francesa Échanges et Consultations Techniques Internationaux (Ecti) no Rio de Janeiro. Ele apresentou as ações da entidade pelo mundo e propôs parcerias para presidentes de ACIs, diretores e consultores durante o evento da FACISC.
Cecília Peredo, subgerente de Operações da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, e Turismo (CAINCO) da Bolívia, entidade que lidera o consórcio de 11 organizações internacionais do mais importante programa Al Invest, também palestrou no evento e apresentou as particularidades da entidade.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários