ACIC participa de reunião da Sociedade Garantia de Crédito

ACIC participa de reunião da Sociedade Garantia de Crédito

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 21/08/2014
A vice-presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, participou na quarta-feira, dia 20, em Chapecó, de mais uma reunião promovida pela Sociedade de Garantia de Crédito (GARANTEOESTE/SC). Na oportunidade, foi selado o ato de contratualização e assinaturas dos termos de adesão para aportes destinados à formação dos Fundos Garantidores de Risco pelas Cooperativas do sistema SICOOB, e apresentação do estágio atual do processo de implantação.

O presidente do Conselho de Administração e diretor financeiro da ACIC, Sérgio Perondi, ressalta que a sociedade tem como objetivo a elevação do grau de competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às empresas associadas.

Fundada no mês de junho, a GARANTEOESTE analisa os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assume o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, expõe que as SGCs são sociedades de caráter privado, cujo objetivo é complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de crédito junto do sistema financeiro. Além disso, podem fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira. São formadas essencialmente por empresas, mas podem também ter a participação de entidades públicas e outros apoiadores. Seu objetivo principal é a promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial, por meio do acesso ao crédito e assessoria financeira para as empresas associadas.

As SGCs não realizam empréstimo ou financiamentos, mas prestam garantias de aval ou fiança nas operações de crédito de suas associadas com as instituições financeiras. As garantias podem também ser dadas aos fornecedores das associadas (aval comercial) ou em processos de licitações (aval técnico).

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter