A vice-presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, participou na manhã desta quarta-feira, dia 15, do lançamento do edital de licitação e assinatura da ordem de serviço para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o Projeto Básico do Corredor Ferroviário Catarinense, também conhecido como Ferrovia do Frango ou Ferrovia da Integração.
A Associação Empresarial de Concórdia vem acompanhando os desdobramentos dessas discussões. Diretores da entidade, participaram de encontros para discutir o tema e defenderam a concepção de uma Ferrovia que traga benefícios para as empresas localizadas em Concórdia e no Alto Uruguai Catarinense.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, da secretária especial dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti e do Governador Raimundo Colombo, entre outras lideranças.
A obra de 862 quilômetros vai ligar o Oeste ao Litoral Catarinense. Há um traçado prévio indicando que a ferrovia sairia de Dionísio Cerqueira e passaria por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval D'Oeste, Ponte Alte, Blumenau e Itajaí. Mas também existe um movimento para ela passe pelo Planalto Norte, chegando a porto de São Francisco do Sul.
O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal reeleito Pedro Uczai, defende que a obra passe pelo centro do estado, próximo das BRs 282 ou 470, pois as rodovias ajudariam a "alimentar" a ferrovia.
Ele também defendeu que o traçado garanta uma velocidade de 80 a 100 quilômetros por hora, para viabilizar não somente o transporte de cargas, mas também de passageiros.
O ministro Paulo Sérgio Passos disse que o estudo de viabilidade é que vai indicar o traçado. O governador Raimundo Colombo também disse que não tem preferência por trajeto. -O traçado tem que ser definido por critério técnico- afirmou.
Fonte: PG Comunicação (Informações ClicRBS)
0 Comentários