ACIC: Na luta contra o mosquito da dengue

ACIC: Na luta contra o mosquito da dengue

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 08/05/2019
O combate à proliferação do mosquito da dengue é um compromisso de toda a sociedade. Concórdia é uma cidade considerada infestada pela mosquito aedes aegypti. Por isso, todos os esforços devem ser conjugados para evitar que o problema ganhe uma dimensão ainda maior. Pensando nisso, a Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) também apoia as campanhas de combate ao mosquito transmissor da dengue. Através de suas mídias, a entidade tem transmitido orientações para que a população não deixe água acumulada em recipientes, fator que pode facilitar a disseminação.

O diretor para assuntos comunitários da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Angelo Achyles Cecchet, destaca o compromisso da entidade em reforçar as orientações aos associados e à comunidade em geral. "A ACIC, através da força de seus associados , sensibiliza a população nestas ações de controle da dengue, unindo esforços com a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Concórdia", assinala.

O Aedes aegypti
O mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya é o Aedes aegypti. Ele se caracteriza pelo tamanho pequeno, cor marrom médio e por nítida faixa curva branca de cada lado do toráx. Nas patas, apresenta listras brancas.

Quais os hábitos dele?
O Aedes aegypti vive de 35 a 45 dias, sendo que sua alimentação, reprodução e postura dos ovos ocorre durante o dia. A atividade do mosquito ocorre preferencialmente no início da manhã e final de tarde. Entretanto estudos tem indicado a possibilidade de que este período esteja se ampliando. As fêmeas do mosquito necessitam do sangue humano para a maturação dos ovos. Dessa forma, é nesse momento que pode ocorrer a transmissão das doenças (tanto da transmissão do vírus aos seres humanos, como a infecção do mosquito ao picar uma pessoa doente no período de viremia).

Ciclo de Reprodução
A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água. A fêmea escolhe mais de um local para realizar cada postura, o que garante maior sucesso reprodutivo, ou seja, podem nascer insetos de vários recipientes no mesmo ambiente. Nesses locais os ovos podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, 7 dias. Por isso a importância de que cada um observe o seu ambiente ao menos uma vez por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter