Na noite de terça-feira (4), foi realizado o sexto e último painel SC Que Dá Certo, promovido pela RBS TV, no auditório do Sicoob Crediauc, em Concórdia. O evento encerrou a temporada 2017 do projeto. Durante esta temporada, mais de 2,5 mil pessoas participaram dos painéis.
O último contou com a presença dos empresários Marlene Maria Paludo, sócia-fundadora e diretora do Itá Thermas Resort e Spa (diretora para assuntos de turismo da ACIC), Rodolfo de Sousa Pinto, diretor-presidente da Seta Engenharia (empresa associada à ACIC), Claudia Marcon, fundadora e diretora executiva da Começo de Vida (empresa associada à ACIC), e Sidney Haroldo Teruo Ogochi, CEO e fundador da Ogochi Menswear. A conselheira da Associação Empresarial de Concórdia, Elizeth Pelegrini, o diretor administrativo e financeiro da entidade, Volnei Magedans e a gestora executiva, Maria de Lourdes Dal Piaz, também estiveram presentes.
Excelência
Quem abriu o evento foi a empresária Marlene Maria Paludo, que falou sobre a experiência de sucesso do Itá Thermas Resort e Spa. O empreendimento surgiu a partir do olhar da empreendedora, que enxergou, na mudança provocada pela construção da hidrelétrica em Itá, no Oeste catarinense, uma oportunidade.
Eu sempre tive o sonho de ter um negócio, mas para colocar o empreendimento de pé não foi fácil. Foram mais de dois anos buscando recursos. Depois veio outra dificuldade: não tinha mão de obra qualificada. O que a gente fez? Treinamos os funcionários. Hoje, nós temos certificado de excelência em atendimento, contou.
Atualmente, o Itá Thermas Resort e Spa recebe cerca de 35 mil turistas por ano e está entre os melhores do Sul do Brasil. O que mais nos orgulha é saber que o nosso negócio contribuiu para que a cidade de Itá descobrisse a sua verdadeira vocação: o turismo. Estamos planejando para 2025 sermos o maior empreendimento turístico do interior do estado, concluiu a empresária.
Transformação
A história da Seta Engenharia foi apresentada por Rodolfo Pinto de Sousa. O engenheiro e diretor-presidente falou sobre o crescimento da empresa, que se especializou em grandes projetos, principalmente nas áreas de energia fotovoltaica e eólica.
Um dos piores momentos da economia do Brasil foi o ano em que a nossa empresa mais cresceu. E isso se deve a um pouco de sorte, mas, principalmente, muito trabalho, afirmou.
O empresário falou sobre os desafios de trabalhar com o setor elétrico. É um segmento que está em constante transformação, por isso nós sempre estamos em busca de novas tecnologias. E a nossa grande virtude é olhar para o futuro e pensar nas soluções. Isso vale para qualquer negócio, revelou o empresário.
Paixão
Claudia Marcon destacou a inovação como o ponto forte da Começo de Vida. A empresa atua no mercado com produtos para bebês. A empresária, que já começou a internacionalização da empresa, quer se tornar referência no segmento de enxoval para bebês, além de ser reconhecida por promover ações sustentáveis.
Nós trabalhamos com algo extremamente gratificante: a vida. As pessoas que estão buscando o nosso produto estão encantadas recebendo um bebê em sua casa. Por isso, tudo é pensado com muito carinho e produzido com foco na qualidade, contou. A empresa destacou também a inovação e a criatividade como marcas da empresa.
As empresas começam assim, juntando o talento do empreendedor a uma oportunidade. Quando pensamos em abrir um negócio, temos que pensar nesse negócio todos os dias: planejar, acompanhar, inovar. As empresas que querem se destacar no mercado precisam ser únicas e precisam ser éticas, ter valores, finalizou.
Persistência
A última apresentação da noite foi do empresário Sidney Ogochi, fundador da Ogochi Menswear. A empresa começou em uma pequena sala no município de São Carlos, no Oeste catarinense, e hoje conta com oito unidades produtivas. Especializada em moda masculina, a Ogochi cresce, em média, 25% ao ano desde 2012. No ano passado, foi eleita uma das melhores para se trabalhar em Santa Catarina.
Com uma história de superação, o empresário destacou a importância da persistência. É preciso ter foco, a nossa empresa começou a ter resultado depois de muito tempo. Mas, você precisa acreditar, trabalhar e persistir. Hoje, nós geramos trabalho e renda para milhares de pessoas, revelou.
Para você crescer, tem que evoluir todo os dias, juntamente com o mercado. Além disso, tem que ser ético, transparente e tem que acreditar, finalizou.
O projeto
A série de painéis começou em abril e, a cada 15 dias, chegou a uma nova região do estado. O projeto passou pelas cidades de São José, Itajaí, Jaraguá do Sul, Tubarão, Videira e Concórdia. No total, 21 palestrantes contaram suas histórias de sucesso com exemplos de coragem, inspiração e trabalho. Eles mostraram que é possível alcançar o sucesso, mesmo quando o momento econômico não é favorável.
Fabian Londero, âncora do RBS Notícias, foi o mediador dos painéis e acompanhou o projeto de perto. Ele destacou o legado dessa segunda temporada. Foi um grande sucesso e um ótimo aprendizado para todo mundo novamente. Os palestrantes transmitiram seus conhecimentos e o público realmente sentiu a inspiração. Me sinto um privilegiado de fazer parte deste projeto, disse.
O projeto SC Que Dá Certo reforça um compromisso que temos no jornalismo: espelhar a sociedade a partir da apresentação de cases, exemplos que possam servir de fontes de inspiração, disse o diretor de jornalismo da RBS TV SC, Eurico Meira.
O projeto SC Que Dá Certo é uma realização da RBS TV e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Fotos: Luis Longhini
Fonte: PG Comunicação com informações do site G1
0 Comentários