O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Edson Argenton, o diretor para assuntos administrativos e financeiros, Volnei Magedans, o diretor para assuntos jurídicos, Rodrigo Basso, a gestora executiva da entidade, Maria de Lourdes Dal Piaz, o presidente do Sindicato dos Contadores de Concórdia (SINDICONT), Ari Adamy e o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SESCON), Cenildo Colossi, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, dia 6, com o secretário desenvolvimento econômico e turismo da Prefeitura de Concórdia, Clélio Ivo Dal Piaz.
Um dos assuntos debatidos foi o Troféu Migrante. A ACIC sugeriu a inclusão de três categorias econômicas que são consideradas relevantes para o Município: indústria de software, transportes e construção civil. A ideia é inserir essas áreas na próxima edição do troféu. A proposta vem sendo apresentada desde o ano de 2012. A ACIC e os empresários que representam esses setores aguardam uma resposta.
Outro tema em discussão com o secretário de desenvolvimento econômico e turismo foi sobre a liberação de alvarás. Uma das preocupações diz respeito à duplicidade de atendimento de bombeiros voluntários e militares. Um fator que inquieta a classe empresarial está relacionado às vistorias nas edificações antigas. Há uma exigência de que, além de adequações específicas em uma sala comercial, o prédio inteiro teria que passar por adaptações, o que gera mais despesas e transtornos aos empresários. Representantes da ACIC, SINDICONT, e SESCON solicitaram providências do Poder Público para que sejam alteradas as regras que trazem prejuízos ao setor empresarial.
Por fim, os representantes das entidades discutiram sobre o zoneamento territorial. Muitos investimentos foram iniciados, mas com a mudança da regra de zoneamento (lei aprovada pelo Município), estão sendo considerados ilegais. Alguns empresários estão enfrentando dificuldades no processo de regularização e solicitaram a intervenção da ACIC. A entidade levou o tema ao conhecimento do Poder Público Municipal.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários