ACIC completa 57 anos: Entidade atua em defesa da classe empresarial

em 17/06/2015
A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) comemora neste domingo, dia 21, 57 anos de história. Uma trajetória assinalada pela defesa incondicional dos interesses da classe empresarial e das ações que assegurem o desenvolvimento econômico e sustentável de Concórdia. A entidade tem contribuído, significativamente, na construção da história de Concórdia. Durante todo esse período, muitas conquistas tiveram a chancela e a colaboração representativa da Associação.

“Estar na presidência de uma entidade tão expressiva é um motivo de orgulho. A história nos mostra o relevante papel da ACIC na sociedade concordiense. A participação efetiva nos grandes debates deflagrados na comunidade e a proposição de ações estratégicas para o desenvolvimento local são algumas características marcantes de nossa Associação. Estar na ACIC é participar da construção de Concórdia é, fundamentalmente, vestir a camisa de Concórdia e lutar por mais oportunidades e qualidade de vida a todos os concordienses”, destaca o presidente da ACIC, Edson Argenton.

A Associação oferece produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das empresas, barateando custos e oferecendo oportunidades de crescimento e qualificação. As parcerias firmadas pela Associação garantem a prestação de um serviço de qualidade aos associados. Há mais de15 anos, a entidade mantém uma parceria com o Sebrae, disponibilizando cursos, seminários e consultorias aos empresários e à comunidade em geral.

Ações defendidas pela ACIC

A ACIC vem trabalhando fortemente em defesa de ações que são prementes para o desenvolvimento econômico de Concórdia, dentre elas: melhorias no abastecimento de água; implantação do sistema de esgoto; investimentos na rede de energia elétrica, pavimentação das vias marginais na BR-153; revitalização da SC-283; retomada da revitalização da SC-355; reformas no aeroporto municipal; articulação de uma linha aérea; ampliação do número de câmeras de vigilância, reforço no efetivo de policiais para a região; estruturação do escritório regional da Fatma; duplicação da Rua Senador Attilio Fontana; revitalização da Rua Tancredo Neves, dentre outros pleitos.

Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico é um instrumento importante para a definição dos rumos da Associação. Com esse material, é possível estabelecer prioridades que serão executadas em diversas áreas, focando na melhoria da prestação de serviço ao Associado. O Mapa contempla as ações atreladas à Associação e também as medidas são de responsabilidade das esferas governamentais. A ACIC faz um monitoramento constante do Mapa, acompanhando o andamento das atividades e cobrando soluções para as questões que representam entrave ao desenvolvimento.

História

A ACIC foi fundada pela iniciativa do empresário Jacob Biezus, que trouxe de Erechim a experiência de associação do empresariado. Naquela época, Concórdia era uma jovem cidade, com tendências claras de crescimento. As atividades da Associação mostravam a crescente necessidade de organização do empresariado e as possibilidades de alcançar benefícios para a região através da entidade. A primeira diretoria reuniu os pioneiros do comércio local, que faziam reuniões nas suas residências, até conseguirem uma sede provisória. O empresário José Chiuchetta ofereceu o local gratuitamente até que a entidade foi transferida para a sede definitiva, na Rua Anita Garibaldi, 104, onde está até hoje.

ACIC – Estimulando o empreendedorismo e contribuindo para o crescimento regional sustentável.