Depois de exaustivos debates, a Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou na noite desta segunda-feira, dia 4, o projeto de lei, encaminhado pelo Executivo que trata sobre o horário do comércio. Pela proposta, que atende os preceitos da Lei Federal, os lojistas têm liberdade para definirem os horários, podendo abrir as portas de seus estabelecimentos também aos domingos. A presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, a gestora executiva, Maria de Lourdes Dal Piaz, e as colaboradoras Cristina Wenuka e Morgana Simon estiveram presentes.
A sessão que debateu o tema teve início às 18h00. O plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado. A presidente da ACIC, Maria Luisa Lasarim, foi uma das primeiras autoridades que chegaram ao palco das discussões. Maria Luisa defende a flexibilidade de horários para atendimento do comércio. A ACIC declarou-se favorável à ideia de flexibilização.
"Em todo o debate é preciso respeitar as opiniões, ponderar sobre os assuntos e extrair uma posição que esteja alinhada a um conceito de desenvolvimento econômico. Foi assim que nós da ACIC baseamos nossa defesa ao projeto que flexibiliza o horário de atendimento do comércio. Entendemos que esse é o momento para a aprovação dessa proposta. Nossa entidade respeita todos os argumentos, mas não deixa de expor a sua linha de pensamento", esclarece a presidente da ACIC, Maria Luisa Lasarim.
"A flexibilização de horário é mais uma medida que pode contribuir com o desenvolvimento local, atraindo novos investidores para Concórdia. Esperamos que a aprovação desse projeto de lei colabore para o fortalecimento da nossa economia, gerando mais emprego e renda. Vale ressaltar que a ampliação de horários é uma questão facultativa, portanto, os comerciantes não serão obrigados a abrir as portas em todos os horários previstos no projeto", assinala.
A Associação Empresarial de Concórdia acompanhou todas as discussões referentes ao horário do comércio. A entidade sempre teve um posicionamento forte e conclusivo sobre o assunto. A noite desta segunda-feira selou mais um importante capítulo desses debates.
O projeto que trata do horário livre do comércio em Concórdia foi aprovado em primeira votação. O placar de votos encerrou com 7 favoráveis e 5 contrários à liberação do horário. O projeto segue para segunda votação, que ocorre no dia 11, e se aprovado vai para a sanção do prefeito Rogério Pacheco. O passo seguinte é a publicado no Diário Oficial para poder virar lei no município e entrar em vigor. Conforme o texto original aprovado, os empresários poderão atender todos os dias da semana da 6h às 22h, inclusive aos domingos.
Fonte: PG Comunicação
0 Comentários