Rodovias, Ferrovias e Eleição ACIC: Temas abordados em reunião mensal da Diretoria Executiva Gestão 2022/2024

em 19/03/2024

A Diretoria Executiva da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) realizou a reunião mensal na segunda-feira, dia 18. Na oportunidade, um dos temas em discussão foi a Audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores de Concórdia, que tratou sobre a implantação da Ferrovia, ligando Chapecó e Correia Pinto. A audiência teve a presença do Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, que mapeou a ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria em especial o estudo para a implantação da ferrovia. Para o diretor para assuntos agropecuários e ambientais, Vanduir Martini, o debate é o primeiro passo para que, no futuro, o projeto saia do papel. “A gente só consegue avançar dando o primeiro passo. A questão de logística é um limitador para o setor do agronegócio”, avalia Martini.

Na semana passada, a ACIC esteve representada na reunião que tratou sobre o decreto de Situação de Emergência em função dos prejuízos causados pela cheias e pela necessidade de conter o avanço dos casos de dengue no município. O decreto ainda prorroga a validade dos alvarás e licenças, expedidos para o exercício de 2023, com prorrogação de validade para 31 de dezembro de 2024, independente de expedição de novo documento.

O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Cláudio Redin, também esteve na posse da nova diretoria da Facisc. Na presença de grandes líderes, referências empresariais catarinenses, autoridades políticas e empresários, Elson Otto assumiu a gestão 2024-2026. A cerimônia de posse aconteceu junto ao Encontro Empresarial da Facisc. Sérgio Rodrigues Alves, presidente que deixou o cargo disse que sai com o dever cumprido por representar mais de 41 mil empresas associadas em 149 associações empresariais. Na próxima terça-feira, dia 26, o presidente da ACIC participará da Plenária Regional Oeste – FACISC, que acontecerá em Xanxerê. Na oportunidade, serão discutidos temas de interesse de todas as ACIs do estado.

A gestora executiva da ACIC, Maria de Lourdes Dal Piaz, destacou que para o mês de abril estão previstas a apresentação TCC’s e Formatura Programa Futuro Brilhante, desenvolvido através de uma parceria com a SuperGeeks. No dia 23 de abril, uma Missão Empresarial do Acre visitará a ACIC, Prefeitura de Concórdia, Embrapa e IFC. A gestora executiva da entidade informou ainda que estão abertas até o dia 04 de abril as inscrições para o Programa Geração Empreendedora -10ª Edição. Nesta terça-feira, dia 19, será realizada uma reunião para tratar sobre a parceria com a FABET para a realização de atividades alusivas ao Maio Amarelo, que foca na prevenção de acidentes. No dia 29 de abril, será realizada a eleição da Diretoria e Conselhos da ACIC Gestão 2024/2026.

Ao final da reunião mensal foi divulgada uma agenda de produtos e serviços disponibilizados por associados à entidade, incluindo atividades como: Curso sobre Vendas em Liderança Ágil, que acontecerá dias 25 e 26 março em Chapecó e Imersão Agro, dias 09 e 10 maio em Concórdia. A realização é da A9 Performance. E ainda, curso de Comunicação e Oratória, dias 11 e 25 abril em Concórdia, uma realização da NDPZ. Esses cursos contam com valores especiais para associados.