ACIC presente no lançamento do Concórdia + TEC

em 28/03/2024

A conselheira da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Alessandra Perusin Miotto, participou na quarta-feira, dia 27, do lançamento do Concórdia + TEC, um programa de formação gratuita que visa despertar em jovens estudantes da rede pública o interesse pelo universo das tecnologias. O evento ocorreu no Teatro Maria Luíza de Mattos. A Administração Municipal de Concórdia contratou os serviços, que serão operacionalizados pela equipe do SESI SENAI. Serão atendidos cerca de 1.000 estudantes do 8º e 9º Anos.

O programa tem o intuito de introduzir a tecnologia e evidenciar os impactos positivos dessas ferramentas. Os alunos que tiverem o melhor desempenho durante o Concórdia + TEC terão a oportunidade de fazerem um curso presencial de 90 horas para se aprofundarem na aplicabilidade dos recursos tecnológicos. As atividades iniciam em abril e se estendem até setembro de 2024.

“O programa vai oportunizar aos mais de 1.000 estudantes o acesso à tecnologias e ferramentas de programação. O objetivo é despertar o interesse desses jovens nas carreiras de tecnologia, que hoje é um importante setor econômico do município e carente de trabalhadores qualificados. Mesmo não seguindo na área de TI, os jovens certamente terão competências diferenciadas para agregarem à carreira que escolherem, garantindo um futuro mais promissor aos participantes e à economia local”, destaca a gestora executiva do SESI SENAI, Regional de Concórdia, Marla Custódio.

O vice-presidente da FIESC, para a região do Alto Uruguai Catarinense, Álvaro Luis de Mendonça, entende que o programa capacitará os jovens, transmitindo conhecimento e proporcionando um futuro com melhores perspectivas profissionais. “É mais um importante serviço que o SESI SENAI está disponibilizando à comunidade local, tendo o Poder Público como contratante. É uma excelente oportunidade para que esses alunos reconheçam a importância das tecnologias, sabendo como usá-las com criatividade e produtividade", assinala.

O secretário de desenvolvimento econômico de Concórdia Vinicius Furlanetto, enfatiza que o programa é mais uma forma de aprimorar a mão de obra para as empresas locais. “O programa é uma ação das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, turismo e Inovação e a Secretaria de Educação e tem como principal objetivo, despertar o interesse dos jovens do ensino fundamental para as profissões relacionadas a área da tecnologia, desenvolver novas habilidades nos alunos e principalmente formar mão de obra para as nossas empresas, pois sabemos que existe um déficit neste sentido”, sublinha.

A secretária da educação, Gládis dos Santos, avalia que o programa será uma forma de complementar os conteúdos aplicados em sala de aula. " Esses alunos terão uma oportunidade de trabalharem com os recursos tecnológicos, entendendo como utilizá-los no dia a dia. É um programa que vai auxiliar a Secretaria da Educação no avanço das disciplinas curriculares, colaborando para a introdução desses jovens nesse mundo novo das tecnologias", acrescenta a secretária da educação, Gládis dos Santos.

O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, pontua que o Concórdia + TEC pode encaminhar os jovens para que futuramente ingressem no mercado de trabalho. "O programa possibilita uma grande oportunidade os alunos no futuro se inserirem num mercado de trabalho em ascensão e com muitas oportunidades", destacou o prefeito Rogério Pacheco.

Os alunos e professores das escolas municipais de Concórdia lotaram as dependências do Teatro Maria Luíza de Mattos para acompanhar as explanações sobre a operacionalização do Programa Concórdia Mais Tec. A equipe do SESI SENAI repassou todas as orientações sobre as atividades que serão desenvolvidas, esclarecendo dúvidas e enfatizando o compromisso da instituição com um ensino de qualidade, alinhado às ferramentas e conceitos tecnológicos.