ACIC comemora premiação do Projeto "Concórdia Mais Segura"

em 22/03/2019
O projeto "Concórdia Mais Segura", desenvolvido pela Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) e Polícia Civil, com investimentos da Administração Municipal, através do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDD), foi premiado durante cerimônia do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado em Criciúma. O evento é promovido pela Rede Cidade Digital, iniciativa em parceria com prefeituras e associações de municípios. A iniciativa foi objeto de um amplo estudo, que contou com a participação da ACIC, da empresa associada, Speed Redes e da Polícia Civil.

Diversos encontros foram realizados com a finalidade de formatar uma proposta que tivesse uma viabilidade técnica e financeira. Depois de muitas discussões, o projeto foi apresentado à Administração Municipal, que se dispôs a assegurar os recursos necessários. Na prática, o "Concórdia Mais Segura" consiste na aquisição de novas câmeras de monitoramento, que ampliarão a área de atuação e estarão interligadas no monitoramento da Polícia Civil e estabelecimentos comercias.

O Delegado Regional, Marcelo Nogueira, que participou ativamente dos debates, entende que o projeto pode auxiliar a Polícia Civil na investigação de delitos e inibir a prática de crimes em estabelecimentos de Concórdia. É um projeto pioneiro na região e que trará bastante eficiência para a investigação policial, com maior resolução dos crimes. Ficamos felizes com a premiação conquistada, pois foi uma iniciativa que nasceu em Concórdia", assinala.

Conforme o presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Márcio Zanatta, o prêmio concedido pela Rede Digital mostra a importância da inovação em todos os setores, incluindo a segurança dos cidadãos. "Trata-se de um projeto diferenciado, que proporcionará um compartilhamento de dados entre a polícia e a sociedade. Essa sinergia, essa junção de forças é fundamental para o combate à criminalidade", destaca Zanatta.

O projeto "Concórdia Mais Segura" é um modelo que já vem sendo operado em grandes centros do país, e que pode auxiliar o município, os empresários e a comunidade em geral, através de um sistema integrado de vigilância. Trata-se da primeira experiência do gênero no Oeste de Santa Catarina. A diretoria da ACIC sente-se honrada em participar de todas as etapas até o processo de concretização do projeto.