Presidente da ACIC esteve presente em conversa com o senador Paulo Bauer

em 16/11/2017
A presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Maria Luisa Lasarim, participou na manhã desta quinta-feira, dia 16, de uma conversa com o senador, Paulo Bauer (PSDB). O encontro aconteceu no gabinete do prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco. Dentre os assuntos, o senador comentou sobre a situação dos empresários notificados pelo DNIT na BR-153, a questão do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o andamento das tratativas para que Concórdia tenha uma extensão da Universidade Federal da Fronteira SUL (UFFS).

A ACIC está atenta à situação dos empresários, que estão instalados às margens da BR-153, e que foram notificados pelo DNIT. O senador Paulo Bauer disse, durante a conversa com as autoridades e representantes da imprensa, que tem um projeto neste sentido, sugerindo que as notificações sejam feitas somente no momento que o Governo decidir pela duplicação das rodovias, que se encontram nesta condição.A Câmara de Vereadores de Concórdia encaminhou uma moção às autoridades competentes para a suspensão, mesmo que temporária, de tais notificações. Já o Executivo esclareceu a inviabilidade de municipalizar a área em litígio, mas estudará uma flexibilização através do Plano Diretor.

No final do mês passado o DNIT iniciou a distribuição das notificações pegando todos de surpresa. A primeira atitude dos moradores e empresários foi a realização de um encontro, que se deu no ginásio da Vila Jacob Biezus. Na oportunidade, foi criada uma comissão para deliberar o assunto e também contratada uma assessoria jurídica. O senador do PSDB disse que defenderá o pleito dos vereadores de Concórdia, que solicitaram a suspensão das notificações por um período de 12 meses.

UPA

Durante o bate-papo com as autoridades locais, o senador Paulo Bauer (PSDB) respaldou a posição da Administração Municipal de Concórdia, que decidiu não abrir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), alegando falta de recursos para gerir o projeto. Bauer revelou que existem outras situações semelhantes no estado e que outros prefeitos também estão optando pela não abertura da UPA. A Administração Municipal de Concórdia ainda não decidiu qual será a destinação do prédio onde funcionaria da estrutura.

UFFS

O senador Paulo Bauer (PSDB) comentou também sobre a possibilidade de que Concórdia tenha uma extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bauer se dispõe a acompanhar o projeto. Ele foi informado pelo prefeito Rogério Pacheco de que existe a estrutura do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, que teria plenas condições de que oferecer cursos através da UFFS, sem a necessidade de investimentos em uma nova estrutura física neste momento.

Recursos

Durante a conversa com autoridades no gabinete do prefeito, Rogério Luciano Pacheco, o senador, ratificou a aprovação de uma emenda de R$ 1 milhão para o Município de Concórdia. Os recursos serão aplicados na área de saúde.