Grupo de Trabalho debate na ACIC sobre plano de controle de aves exóticas

em 09/10/2017
A invasão de aves exóticas, a preocupação com os riscos à saúde humana e os possíveis reflexos para a economia regional. Esses temas foram discutidos em reunião na tarde desta segunda-feira, dia 09, na ACIC. Na oportunidade, o diretor para assuntos da indústria, Rafael Menute, fez uma explanação sobre o assunto. O encontro contou também com a presença de representantes da BRF, Copérdia, Lactalis, Embrapa Suínos e Aves, Fatma, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros. A ideia central é elaborar um plano de manejo que permita o controle da população de pombos, que são considerados vetores de doenças para humanos e podem trazer danos a outras aves.

Conforme o coordenador do Grupo de Trabalho, Rafael Menute, um novo encontro será realizado dentro de um período de 30 dias. A intenção é fazer um mapeamento da população dessas aves em Concórdia. Conforme Menute,
é visível o grande número de pombos que circulam pela área urbana do município. "A população dessas aves é grande e atualmente está sem controle", constata. Além dos riscos à saúde, o problema pode trazer consequências para a economia da região, que tem uma base forte no agronegócio.

No encontro desta segunda-feira, os representantes das empresas e órgãos, que estiveram presentes, expuseram suas visões sobre o tema. A expressiva população de pombos é um problema constatado não apenas em Concórdia e região, mas no mundo inteiro. O objetivo do Grupo de Trabalho, formado por uma iniciativa da ACIC, é no prazo de um ano estruturar formas de manejo e controle populacional. De acordo com Menute, há formas eficientes para o controle dessas aves.

O coordenador do Grupo de Trabalho e diretor para assuntos da indústria da Associação Empresarial de Concórdia, entende que é necessária a união de todos para que os objetivos traçados sejam atingidos. "Precisamos trabalhar unidos. Sozinhos , teremos dificuldades para buscarmos uma solução. Juntos, teremos mais força", assinala Rafael Menute.