Grupo de Trabalho debate na ACIC sobre plano de controle de aves exóticas

Grupo de Trabalho debate na ACIC sobre plano de controle de aves exóticas

ACIC Concórdia


Notícia
Por ACIC Concórdia
em 09/10/2017
A invasão de aves exóticas, a preocupação com os riscos à saúde humana e os possíveis reflexos para a economia regional. Esses temas foram discutidos em reunião na tarde desta segunda-feira, dia 09, na ACIC. Na oportunidade, o diretor para assuntos da indústria, Rafael Menute, fez uma explanação sobre o assunto. O encontro contou também com a presença de representantes da BRF, Copérdia, Lactalis, Embrapa Suínos e Aves, Fatma, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros. A ideia central é elaborar um plano de manejo que permita o controle da população de pombos, que são considerados vetores de doenças para humanos e podem trazer danos a outras aves.

Conforme o coordenador do Grupo de Trabalho, Rafael Menute, um novo encontro será realizado dentro de um período de 30 dias. A intenção é fazer um mapeamento da população dessas aves em Concórdia. Conforme Menute,
é visível o grande número de pombos que circulam pela área urbana do município. "A população dessas aves é grande e atualmente está sem controle", constata. Além dos riscos à saúde, o problema pode trazer consequências para a economia da região, que tem uma base forte no agronegócio.

No encontro desta segunda-feira, os representantes das empresas e órgãos, que estiveram presentes, expuseram suas visões sobre o tema. A expressiva população de pombos é um problema constatado não apenas em Concórdia e região, mas no mundo inteiro. O objetivo do Grupo de Trabalho, formado por uma iniciativa da ACIC, é no prazo de um ano estruturar formas de manejo e controle populacional. De acordo com Menute, há formas eficientes para o controle dessas aves.

O coordenador do Grupo de Trabalho e diretor para assuntos da indústria da Associação Empresarial de Concórdia, entende que é necessária a união de todos para que os objetivos traçados sejam atingidos. "Precisamos trabalhar unidos. Sozinhos , teremos dificuldades para buscarmos uma solução. Juntos, teremos mais força", assinala Rafael Menute.

Fonte: PG Comunicação

0 Comentários

Fique bem informado

Assine nossa newsletter