Coordenadora do Núcleo Mulher Empresária da ACIC lança livro

em 20/09/2017
A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Luciane Baseggio Vendruscolo, lançou nesta quarta-feira, dia 20,no Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, o livro Escola Internato: Adolescência, regras e relações.A coautora é a professora Maria Teresa. O lançamento ocorreu durante a Mostra de Iniciação Científica – MIC do IFC.

O livro retrata a dinâmica do viver, as regras e as relações de uma escola internato, sob regimentos que organizam e orientam a convivência por meio da disciplina, porém suas reflexões se estendem a outros modelos pois discute normas e relações no ambiente escolar. A experiência de ser aluno interno reveste-se de especial peculiaridade, pois a mudança ocasionada na vida desses alunos adolescentes, a partir do ingresso no internato, parece intensa de sentimentos e expectativas, e a escola, como sua nova morada, torna-se o principal ambiente social.

O estudo propõe repensar o modelo de escola presente, bem como, o desenvolvimento social e intelectual construído pelas instituições educativas, às formas simbólicas produzidas e reproduzidas nesse espaço social que se integralizam na interação dos que compõem o ambiente institucional em sua totalidade e, consequentemente, chegam à sociedade que se constrói todos os dias.

O livro Escola Internato: Adolescência, regras e relações é um importante estudo, que ficará à disposição da comunidade e mostra as características de ensino numa instituição que contempla o modelo de internato. Os alunos passam períodos importantes de suas vidas dentro do Instituto, convivendo com os colegas, conhecendo novas culturas e internalizando novos aprendizados.